Travessia Douro

O Rio Douro é o 2º maior rio da península ibérica, nasce na província espanhola de Soria, nos picos da Serra de Urbion, e atravessa o norte de Portugal até chegar à foz entre Porto e Gaia.

O Douro sempre teve uma importância revelante na vida das regiões, por onde passa, foi durante muitos anos o principal canal de transporte do vinho do Douro e de pessoas. Transporte esse que só era possível ser feito pelos robustos barcos rabelos. Com o passar dos anos e com a  construção das barragens o rio tornou-se menos indomável, mais seguro e de mais fácil navegação.

No Douro Português até Barca D’ Alva é possível passar por 5 barragens:

Barragem de Crestuma-Lever,

Barragem do Carrapatelo,

Barragem de Bagaúste,

Barragem da Valeira

Barragem do Pocinho.

As outras barragens já são divididas com Espanha, pois encontram-se no Douro Internacional: Saucelle, Aldeadávila, Bemposta, Picote e Miranda.

A zona mais conhecida e mais navegável é aquela que pertence à Região do Alto Douro Vinhateiro, considerada pela UNESCO em 2001, Património da Humanidade. Aqui podem ver de uma posição privilegiada as paisagens da vinha em escarpa, e que se perdem pelo serpentear do rio, são imagens de tirar o folego a qualquer um.

O programa travessia do Douro da VEFA TRAVEL, leva-o a conhecer esta zona, no trajecto Porto / Régua /Porto ou Régua / Barca D’Alva / Régua

Deixe o seu comentário