TERRA SANTA E JORDÂNIA

DIA 1
LOCAL DE ORIGEM > TEL AVIV
A hora e de local a indicar, partida em autocarro para o aeroporto. Comparência 3h antes do voo, cumprimento das formalidades de embarque e viagem com destino a Telavive, mudando de avião em Istambul. Refeições ligeiras a bordo. Chegada ao aeroporto de Ben Gurion e transporte ao hotel. Alojamento.

DIA 2
TEL AVIV | MONTE CARMELO | HAIFA | NAZARÉ | TIBERÍADES
Pequeno-almoço no hotel e início do nosso circuito pela Terra Santa. As visitas começam por Telavive e Jope: admiraremos a Igreja de S. Pedro, ruínas do antigo porto de mar e da cidade, Casa de Simão, zonas ricas de recordações bíblicas, tão ligada a episódios do Antigo e do Novo Testamento. Aqui lembramos o profeta Jonas, assim como as visitas dos emissários de Cornélio a S. Pedro. Visita da Igreja de S. Pedro. Depois, a viagem toma a direção do Norte, pela costa mediterrânica, até Cesareia Marítima (antiga capital romana), tal como fizera Pedro. Visita das ruínas arqueológicas onde se destaca o Teatro Romano e o Hipódromo. Continuação para Haifa, o maior porto marítimo do país. Almoço. Subida ao Monte Carmelo (onde se refugiou o Profeta Elias quando foi perseguido e também onde descansou a Sagrada Família ao voltar do Egipto). Visita ao Santuário “Stella Maris” (mosteiro dos Carmelitas). Celebração da Eucaristia. De seguida panorâmica sobre a cidade com os famosos jardins persas dos Bahais.  Depois seguiremos para Nazaré. Visita da Basílica da Anunciação e Igreja de São José. Chegada a Tiberíades ao fim da tarde. Instalação, jantar e alojamento no hotel.

DIA 3
TIBERÍADES | CAFARNAUM | JERASH | AMMAN
Pequeno-almoço no hotel e saída para o Lago de Tiberíades. Travessia, em barco, do Mar da Galileia. A seguir visitas ao longo do Mar da Galileia, palco e cenário da vida pública de Jesus. Visita ao Santuário das Bem-Aventuranças, lugar onde Jesus pronunciou o famoso “Sermão da Montanha”. Visita a Casa Domus Galilae, centro da responsabilidade do Caminho Neocatecumenal e Santuário da Palavra. Eucaristia. Seguiremos para Cafarnaum, a “Cidade de Jesus” (onde era a sua morada e a onde sempre voltava), onde admiraremos os vestígios da antiga sinagoga, do séc. IV, e a Casa de Pedro. Seguir-se-á a Igreja do Primado de Pedro e a Tabgha – lugar da multiplicação dos pães e dos peixes – para admirar os maravilhosos mosaicos bizantinos. Seguiremos para a fronteira Israel / Jordânia. Almoço em percurso. Depois, partida em direção a Jerash, conhecida como a «Pompeia do Este». Nesta localidade visitaremos as interessantes ruínas, onde se destacam: Arco do Triunfo, Praça Oval, Colunata, Templo de Afrodite e, para finalizar, o teatro Romano, com excelente acústica. Ao fim da tarde chegada a Amman, capital da Jordânia. Instalação, jantar e alojamento no hotel.

DIA 4
AMMAN | BETÂNIA | MADABA | MONTE NEBO | PETRA
Após o pequeno-almoço no hotel saída para tour panorâmico pela cidade, podendo admirar alguns dos pontos mais importantes. Inicio na baixa da cidade, a mais antiga parte de Amman, que é dominada pela Cidadela que do alto tudo domina. Daqui poderá avistar uma maravilhosa panorâmica de toda a cidade. Poderá também admirar as antigas ruínas do Templo de Hércules datadas de 161 d.C.), a igreja bizantina e o fascinante museu arqueológico que alberga uma excelente coleção de antiguidades jordanas. Aos pés da Cidadela encontraremos o antigo teatro romano (séc. II d.C.) que ainda hoje é utilizado para eventos culturais. Continuaremos a visita com a parte oeste de Amman, admirando assim toda a modernidade que esta parte da cidade exibe. No final, viagem para Betânia onde, no Vale de el-Kharrar e junto ao Rio Jordão, poderemos visitar o local onde Jesus Cristo foi batizado por João Batista. Seguiremos viagem para Madaba, com uma significativa população cristã. Uma mesquita na cidade de Madaba, a 30 km de Amã, capital da Jordânia, recebeu o nome de Jesus Cristo. Madaba é conhecida como cidade dos mosaicos, pela riqueza de seus resquícios da Era Bizantina, por volta do século V. Agora, tornou-se também um símbolo da tolerância religiosa e da convivência pacífica de uma população. Entre as riquezas arquitetónicas conservadas na cidade, destaca-se o piso da basílica grego-ortodoxa de San Giorgio, que conserva o primeiro mapa da Palestina com os lugares bíblicos, que foi feito no século VI. Almoço. De tarde seguiremos para o Monte Nebo. Daqui, no séc XII a.C., avistou Moisés a “Terra Prometida” e aqui terá morrido também. Visita ao seu Mosteiro e às ruínas arqueológicas que exibem o chão de mosaicos representando cenas de caça e pastoreio, encontrado numa pequena igreja construída pelos primeiros cristãos no séc. IV d.C.). No final das visitas continuação para Petra. Instalação, Jantar e alojamento no hotel.

DIA 5
PETRA | JERUSALÉM
Pequeno-almoço e almoço. Pela manhã saída para visita de Petra, antiga capital dos Nabateus, atualmente reconhecida como Património da Humanidade pela UNESCO e uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo. Situada entre o Mar Morto e o Golfo de Aqaba, em pleno maciço montanhoso, esta cidade acolheu o povo Nabateu que, segundo relatos bíblicos, dominava também Damasco. A visita começa com um passeio em mulas ou cavalos (mansos), prosseguindo depois pelo «Siq», uma estreita garganta flanqueada por enormes rochedos. Gradualmente avançaremos para os mistérios da “Rose-Red City”, cravados na pedra, com a sua espetacular Câmara do Tesouro, os Túmulos dos Reis, locais de sacrifício e câmaras boreais. De tarde regresso a Israel, passando pelo Mar Morto, o lugar mais baixo do mundo, 400 metros abaixo do nível do mar. Instalação, jantar e alojamento no hotel em Jerusalém.

DIA 6
JERUSALÉM | BELÉM
Após o pequeno-almoço no hotel, saída para a Esplanada do Templo com a Cúpula da Rocha e a Mesquita de Al Aksa. Visita ao Muro das Lamentações e das escavações arqueológicas do Templo. Prosseguiremos a visita ao centro Davidson e Monte Sião, ao Cenáculo (onde Jesus celebrou a Última Ceia com os seus discípulos), Túmulo do Rei David e Basílica da Dormição (construída sobre o local da Dormição de Maria, em cuja cripta está também a sua imagem em repouso). Almoço. De tarde, viagem até Belém. Visita à Igreja de Santa Catarina, Gruta de São José e São Jerónimo e Gruta da Estrela de Belém, local do nascimento do Menino Jesus (sobre o qual foi construída a Basílica da Natividade). De regresso ao hotel, visitaremos ainda o Campo dos Pastores com as suas grutas. Jantar e alojamento.

DIA 7
JERUSALÉM
Pequeno-almoço no hotel. Entraremos pela Porta de Herodes em direcção à Via Dolorosa. Começando pelo Litostrotos – pátio da antiga fortaleza Antonina onde estava o Pretorium de Poncios Pilatus – continuaremos depois pela Capela da Condenação, e estações da Via Dolorosa até chegar ao Calvário e Santo Sepulcro. Celebração da Eucaristia. Atravessaremos o mercado oriental e sairemos pela Porta de Jaffa. Almoço. De tarde visita a Qumran – cidade dos Essénios – onde foram encontrados os Manuscritos do Mar Morto. Neste local, o lugar mais baixo do mundo (400 metros abaixo do nível do mar), caso o clima o permita, tempo livre para desfrutar das águas medicinais. Continuação para Betânia, visitando a Igreja de Marta e Maria. Regresso a Jerusalém. Jantar e alojamento no hotel.

DIA 8
JERUSALÉM | TEL AVIV | LISBOA | LOCAL DE ORIGEM 
Após o pequeno-almoço no hotel transporte ao aeroporto de Telavive. Formalidades de embarque e partida em voo de carreira regular com destino a Portugal, mudando de avião em Istambul. Chegada a Lisboa, desembarque.

INCLUÍDO

  • Autocarro de Grande Turismo durante todo o circuito;
  • Visitas e regime de alojamento segundo o programa;
  • Guia em todas as visitas;
  • Seguro de assistência em viagem.

NÃO INCLUÍDO

  • Suplemento para quarto individual;
  • Taxas turísticas;
  • Tudo o que não está mencionado como incluído no programa.

Informação Geral

Introduza os detalhes da sua reserva.

Fabricante: VEFA

1

Passo

2

Passo

3

Passo

*
*