ROTA MARIANA | 7 DIAS

Duração : 7 dias

DIA 1
LOCAL DE ORIGEM | FÁTIMA
Chegada a Fátima para almoçar. Pela tarde visita ao Santuário de Fátima, formalmente intitulado pela Igreja Católica como Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Este é, por excelência, um local de peregrinação cristã e devoção católica, preservando a memória dos acontecimentos que levaram à sua fundação, nomeadamente as aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos – Lúcia dos Santos, Francisco e Jacinta Marto – em 1917. A sua magnitude e relevância do ponto de vista religioso é de há muito consensualmente reconhecida, nacional e internacionalmente. Por vontade expressa da Santa Sé Apostólica, este é um Santuário Nacional. É também um dos mais importantes santuários marianos do mundo pertencentes à Igreja Católica e de maior destino internacional de turismo religioso, recebendo cerca de seis milhões de visitantes por ano. Foi distinguido com três rosas de ouro papais e visitado pelos Papas Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000), Bento XVI (2010) e Francisco (2017). O Santuário de Fátima é composto principalmente pela Capelinha das Aparições, o Recinto de Oração (exterior), a Basílica de Nossa Senhora do Rosário e a respetiva Colunata, a vasta Basílica da Santíssima Trindade, as casas de retiros de Nossa Senhora do Carmo e de Nossa Senhora das Dores, uma Via Sacra dos Valinhos e o Centro Pastoral Paulo VI. Após o acomodação e jantar é possível assistir à maravilhosa Procissão da Velas. Alojamento em hotel. 

DIA 2
FÁTIMA | SANTIAGO DE COMPOSTELA
Pequeno-almoço no hotel e partida para Santiago de Compostela. Almoço. Ainda da parte da tarde visita orientada por guia local a Santiago de Compostela, jóia monumental declarada pela UNESCO Património da Humanidade, podendo admirar: a Catedral (o maior templo românico da Península, construído entre 1075 e 1211) com o seu admirável pórtico da glória, prodígio escultórico de autoria do Mestre Mateo, a Praça do Obradoiro (onde se encontra o Hospital Real hoje convertido em hotel de luxo), a Praça da Quintana (onde se localiza a Porta Santa, ou dos Perdões, que apenas se abre em Ano Santo), a “Plaza de Las Platerias” com a Casa de Conga. Depois passeio pelo bairro antigo onde as ruas típicas, como a da Rainha e a de Franco (unidas pela florida pracinha de Fonseca), encantam todos quantos o visitam. Admiraremos ainda a universidade, a rua de Vilar e a Rua Nova. Acomodação, jantar e alojamento no hotel.

DIA 3
SANTIAGO DE COMPOSTELA | COVADONGA
Após o pequeno-almoço no hotel visita a Padron. Este local é, segundo a lenda, o ponto ao qual aportou a barca que transportou os restos mortais do Apóstolo Santiago Zebedeu desde o Médio Oriente até à Península Ibérica. A pedra - ou padrão - a que foi presa a barca ainda hoje existe, encontrando-se colocada por baixo do Altar da Igreja de Santiago de Padron. Num monte não muito longe do centro da Vila, do outro lado do Rio Sar, encontra-se um outro lugar de culto a Santiago: a pedra em cima da qual, de acordo com a lenda, Santiago celebrou missa. Ainda assim Padron é também conhecida devido à sua principal especialidade gastronómica: os pimentos fritos. Estes pimentos, que na verdade são cultivados na aldeia vizinha de Herbón, são internacionalmente conhecidos e podem ser adquiridos facilmente no mercado português. Após breve visita, saída para os Picos da Europa. Após o almoço visita ao santuário dedicado à Virgem da Covadonga. A Santa Cueva é um lugar de passagem obrigatória para quem entra nos Picos da Europa via Cangas de Onís.  Foi graças à Virgem que Pelágio pode vencer os muçulmanos e dar inicia á Reconquista da Península Ibérica. Podemos ver o seu túmulo na Santa Cueva e junto a ele a imagem da Virgem. Foi outro rei Asturiano que mandou construir este Santuário na mesma gruta onde dizem que Pelágio se refugiou durante as batalhas contra os mouros, o seu neto D. Afonso I (século VIII). Mas foi o Rei Afonso X (século XIII)  de Castela que fez com que o túmulo do primeiro rei asturiano ficasse neste local que consideram sagrado e que é hoje zona de peregrinação. Uma placa assinala a visita do seu peregrino mais famoso, o Papa João Paulo II. Dizem que Covadonga significa “fonte da cova” e é verdade que por baixo da gruta podemos ver uma pequena queda de água e um lago. Acomodação, jantar e alojamento no hotel.

DIA 4
COVADONGA | SAN SEBASTIÁN | LOURDES
Após o pequeno-almoço no hotel, saída para viagem pela Costa Cantábrica em direção a San Sebastian. Chegada, breve tour pela cidade e almoço. De tarde prosseguimos a viagem para Lourdes. Acomodação, jantar e alojamento no hotel.

DIA 5
LOURDES
Estadia no hotel em pensão completa. Celebração de Missa. Pela manhã visita da cidade, grande centro religioso. A 11 de Fevereiro de 1858, Bernadette Soubirous, então com 14 anos, filha do moleiro da povoação, teve uma visão da Virgem, que lhe ocorreu na gruta de Massabielle; a visão repetiu-se por 18 vezes. Após a primeira aparição, começaram a produzir-se os primeiros feitos milagrosos. Anualmente Lourdes é visitada por milhões de peregrinos e doentes. Visita depois ao Santuário, com as suas 3 Igrejas sobrepostas (a Cripta, a Basílica do Rosário e a Basílica da Imaculada Conceição) e a Basílica subterrânea (com capacidade para 20.000 pessoas). Jantar no hotel. À noite possibilidade de assistência à imponente procissão das velas que todos os dias se realiza junto à Gruta. Alojamento no hotel.

DIA 6
LOURDES | SARAGOÇA | MADRID
Pequeno-almoço no hotel e viagem através dos Pirinéus com destino a Saragoça. Chegada e tempo para visita à Basílica, construída em finais do séc. XVII, uma das mais visitadas de Espanha, onde se destaca a Capela da Virgem do Pilar, um dos maiores polos de interesse. Almoço. De tarde prosseguimento da viagem com destino a Madrid. Acomodação, jantar e alojamento no hotel.

DIA 7
MADRID | ÁVILA | ALBA DE TORMES | LOCAL DE ORIGEM
Pequeno-almoço no hotel e viagem passando pelo Escorial, expoente do fausto espanhol em épocas passadas. Depois, a hora a indicar localmente, prosseguimento para Ávila (cidade amuralhada intimamente ligada à vida de Santa Teresa de Jesus). Almoço. De tarde início da viagem de regresso ao local de partida passando ainda por Alba de Tormes, local onde está sepultada Santa Teresa de Jesus. Chegada ao final do dia.

INCLUÍDO

  • Autocarro de Grande Turismo durante todo o circuito;
  • Visitas e regime de alojamento segundo o programa;
  • Guia em todas as visitas;
  • Geguro de assistência em viagem.

NÃO INCLUÍDO

  • Suplemento para quarto individual;
  • Taxas turísticas;
  • Tudo o que não está mencionado como incluído no programa.

Informação Geral

Introduza os detalhes da sua reserva.

Fabricante: VEFA

1

Passo

2

Passo

3

Passo