10 melhores empregos para quem ama viajar

10 melhores empregos para quem ama viajar

Se gosta de viajar e quer trabalhar por todo o mundo, conheça os melhores empregos para quem ama viajar. Ser pago para viajar é o emprego de sonho de muitas pessoas e, hoje em dia, é cada vez mais fácil concetizá-lo. Mais do que uma profissão, é um estilo de vida, no qual ganha muito mais do que aquilo que cabe no seu ordenado.

10 empregos para quem ama viajar pelo mundo

Na realidade, qualquer profissão permite trabalhar em qualquer parte do mundo, desde que domine a língua local ou, pelo menos, a língua inglesa. No entanto, há profissões que têm mais procura do que outras. Conheça 10 empregos perfeitos para aqueles que desejam viajar pelo mundo. 

Guia turístico

guia turistico

Estar numa cidade diferente, onde não conhece ninguém, não fala a língua nem conhece os costumes pode ser difícil e torna-o um alvo fácil para os vigaristas. Apesar da facilidade que as companhias low cost, os hostels e a era digital trouxeram para quem aprecia viajar, ainda muitas pessoas preferem ser acompanhadas por alguém local, de confiança, que lhes mostre o melhor de cada cidade. O guia de turismo é a pessoa certa para a tarefa. Formado em Turismo, deve dominar várias línguas e conhecer, como a palma da mão, a cultura, história, principais atrações e aqueles lugares escondidos que só os locais conhecem.


Comissário, assistente de bordo ou piloto

comissario assistente piloto

Comissários, assistentes de bordo e pilotos passam os dias com um pé em cada país o que faz desta profissão um dos melhores empregos para quem ama viajar. A função de piloto é mais exigente do que a dos comissários e assistentes de bordo, na medida em que, por exemplo, exige formação específica. Quanto aos últimos, os recrutamentos das companhias aéreas são muito frequentes. O trabalho é mais desafiante do que pode parecer mas vai levá-lo a todos os cantos do mundo e ainda inclui, muitas vezes, generosos descontos em estadias e voos, extensíveis à família.


Tripulante de cruzeiro

cruzeiro

Para os trabalhos nos cruzeiros, são necessários muitos profissionais para áreas tão distintas quanto a cozinha, o restaurante, o buffet, o bar, a receção, e os trabalhos de entretenimento e housekeeping (camareiros, room service, mordomos, limpeza). Falar inglês é obrigatório e outros idiomas são bem-vindos. Além da possibilidade de conhecer o mundo, os ordenados são muito atrativos (podem chegar aos 1500€), ainda assim, este é um trabalho muito exigente, sempre em alto mar, com poucas ou nenhumas folgas, longe da família e dos amigos. Por outro lado, é um veículo para ter uma visão diferente do mundo, conhecer muitas pessoas, diferentes culturas, abrir horizontes e, claro, amealhar um generoso pé-de-meia.


Professor de línguas

professor de linguas

No mundo globalizado em que vivemos, a necessidade de falar diferentes línguas é real. Por exemplo, em países menos desenvolvidos mas não só, há uma enorme procura por professores de inglês, para desenvolver ou melhorar as competências escritas e orais. Se é professor de inglês ou de outra língua muito procurada no mercado de trabalho, como espanhol, inglês, japonês, alemão, italiano ou chinês, é muito possível que consiga um emprego em qualquer lugar do mundo.


Jornalista

jornalista

Os jornalistas podem trabalhar em qualquer parte do mundo, seja nos meios de comunicação locais ou como correspondente de um jornal, rádio ou televisão do seu país. É um dos melhores empregos para quem ama viajar porque permite viver em vários países mas, também, porque é uma das profissões que mais estará próxima da cultura local, muito perto da realidade diária. Se terminou ou está a acabar formação em jornalismo, porque não começar a procurar oportunidades de trabalho no exterior?


Babysitter

babysitter

Gosta de trabalhar com bebés e crianças, formou-se em Educação de Infância ou Psicologia e é fluente em uma ou mais línguas estrangeiras? Considere trabalhar como babysitter ou au pair através de um programa de intercâmbio. Terá direito a habitação, alimentação e, no final do mês, recebe o seu salário. Pode trabalhar no exterior com uma família estrangeira ou com uma família portuguesa que esteja a viver fora do país.


Blogger

blogger

Há mais de uma década, quando os primeiros blogues começaram a surgir, os anónimos que estavam atrás do teclado dificilmente desconfiariam que estava ali o início de umas das mais promissoras profissões do mundo em que vivemos. Seja blogger de culinária, de viagens, de tecnologia, de moda, de organização, de fitness, de economia, sobre parentalidade, cinema ou carros, pode trabalhar a partir de qualquer canto do mundo. Se é apaixonado por alguma destas áreas, escreve bem e tem alguns conhecimentos de marketing digital, aqui está um bom desafio.


Trabalho humanitário

trabalho humanitario

Quando se fala de trabalho humanitário, as opções são quase ilimitadas e abrange profissionais como enfermeiros, médicos, professores, juristas, engenheiros ou pedreiros, entre muitas outras profissões. Se o seu sonho é fazer a diferença no mundo, há lugares onde a sua ação pode, de facto, ter resultados concretos. Em qualquer parte do globo, da Índia à África do Sul, de Espanha ao Gana, do Peru à Guiné-Bissau, pode trabalhar para que o mundo seja um sítio melhor. Organizações como a Volunteer Latin America, a ONU, a AIESEC ou a Working Aborad são instituações credíveis e um bom ponto de partida para esta aventura.


Agente de viagens

agente viagens

Se gosta tanto de viajar ao ponto de se imaginar a organizar as férias de terceiros, considere uma carreira como agente de viagens. Estes profissionais estão longe de passar os dias sentados ao computador a reservar voos. Para conseguir os preços mais competitivos para os clientes, o agente de viagens tem que negociar com companhias aéreas, hotéis, promotores de atividades ou guias turísticos e, naturalmente, consegue melhores resultados se for aos locais. Além disso, alguns agentes acompanham os clientes quando se tratam, por exemplo, de viagens de grupo.


Freelancer

freelancer

A categoria de freelancer inclui muitas das profissões que permitem trabalhar em qualquer lugar do mundo. Na verdade, pode trabalhar como freelancer de qualquer área e, como resultado, viajar à roda do globo. Nos tempos em que vivemos, em que tudo está à distância de um dedo, nada o impede de trabalhar em qualquer parte do mundo. Seja engenheiro, auditor, economista, arquiteto, redator, fotógrafo, coach, tradutor, professor, esteticista ou designer, a trabalhar de casa, de um café ou de um espaço de coworking, com um portátil e acesso a wifi, o mundo é seu.

Há outros empregos que permitem trabalhar enquanto viaja, como ator, empregado de mesa ou cozinheiro. Está na hora de analisar as suas competências, escolher a área em que deseja trabalhar, decidir qual o país que será a sua próxima casa e comprar a viagem. A VEFA Travel pode levá-lo ao seu novo país.


Veja também:

 

Deixe o seu comentário