Encantos do Gerês e Guimarães

O Gerês

A vila do Gerês encontra-se no sudoeste do Parque Peneda Gerês, é também conhecido como Termas do Gerês. Uma vila com poucos habitantes, mas que nos meses de Verão esse número aumenta substancialmente.

Basicamente, toda a vida desta vila se desenrola nas margens da única rua que a compõe, e , serve de porta de entrada para o Parque Nacional da Peneda Gerês. Há lojas, há restaurantes, o Hotel Águas do Gerês e as Termas de Caldas do Gerês.

Nesta zona fica também a albufeira da Barragem da Caniçada, Vilarinho das Furnas, Museu Etnográfico de Terras do Bouro, o Santuário de São Bento da Porta Aberta e da Senhora da Abadia.

Aqui nasceu Portugal…

Guimarães é considerada a cidade berço, cujo centro historio é desde 2001 considerado Património da Humanidade, pela UNESCO.

Grande parte do seu centro historio é exclusivamente pedonal, ruas estreitas com muitos edifícios góticos, casas tradicionais e charmosas praças. Em Guimarães, tem grande destaque o Castelo de Guimarães, muito importante na defesa contra os ataques de Mouros e o emblemático o Paço dos Duques de Bragança, antiga residência senhorial dos Duques de Bragança no séc.XV, expõe hoje em dia, alberga um espolio de arte dos sec. XVII e XVIII.

Para outra visão da cidade é possível ao Monte da Penha, pode ser feito por terra ou pelo teleférico, aqui pode-se ter um dos mais belos panoramas do norte de Portugal, onde fica o concorrido Santuário de Nossa Senhora da Penha.

 

Deje su comentario