Cozinha do Mundo – Vietname

À semelhança de muitos países da região, a base da gastronomia do Vietname é o arroz.

Pode ser servido nas mais variadas formas, cozido, macarrão, bebidas alcoólicas ou até em doce. 

No Vietname, para provar a comida que é cozinhada e serve de alimentação aos locais, têm que ir as barracas de rua, é aí que encontram a comida vietnamita na sua essência. Não é difícil encontrá-las, visto estarem espalhadas por todo o lado, e há para todo o tipo de procura: refeições completas, lanches, doces ou frutas. Estas barracas de rua são um símbolo e um postal de boas vindas para a cultura alimentar asiática. 

Na cozinha Vietnamita, há uma harmonia nos 5 sabores mais utilizados, e, que estão na base da cozinha: amargo, azedo, picante, doce e salgado, misturados em caldos ou temperos, que no final originam um delicioso e equilibrado sabor. Estes são alguns dos pratos mais conhecidos do Vietname:

1. Bún chả
O Bún Chả são noodles de arroz bem finos (Bún) com porco grelhado (Chả) servido em um caldo surpreendentemente refrescante, uma mistura de vinagre, água, molho de peixe, açúcar e fatias de cenoura com mamão verde. O prato acompanha uma cesta com diversas folhas e ervas, não podem faltar alface, hortelã e shisô. Bún Chả é um bom exemplo da cozinha vietnamita: noodles, caldos, folhas e ervas. 

2. Phở
Phở é a mais famosa das muitas sopas de noodles do Vietname. Phở (se pronuncia fãã) é feita com noodle de arroz longo e achatado. Na sua preparação principal o Phở é servido em um caldo aromático com pedaços de carne e ervas frescas. O prato é tão consumido que quando alguém diz Phở, a associação com a sopa de noodles é imediata. Uma refeição barata e fácil de encontrar pelas ruas do Vietname.

3. Kem xôi
Esta é uma sobremesa de arroz glutinoso feito com folhas de pandan. Adiciona-se sumo de coco e lascas de coco queimadas. Uma mistura de cores, cheiros e texturas.

Surpreendentemente há produção de vinho no Vietname, pode pedir um vinho local para acompanhar a refeição ou mesmo a cerveja (BIA), no final, um delicioso Café vietnamita (Cà phê sữa nóng / Cà phê sữa đá), versão quente ou gelada, característico pelo pouco de leite condensado no fundo do copo, e em cima, um filtro de metal de onde o café vai pingando aos pouquinhos. Se for adepto de um digestivo, termine com o Vinho de arroz (Rượu đế), mas, não exagere a media alcoólica é de 40º.

Se quiser experimentar em sua casa, antes de se aventurar a experimentar nas ruas do Vietname, deixamos aqui um video, de como preparar um Bun Cha - Carne de porco grelhada com vermicelli: https://www.youtube.com/watch?v=kF2eICsPy-M&feature=youtu.be

Deixe o seu comentário