Cozinha do Mundo - Portugal

BACALHAU

Os vikings descobriram-no e Portugal, que é o maior consumidor Europeu de Bacalhau, deu-o a conhecer ao mundo.Nem mesmo a Noruega, o maior negociante de bacalhau, consome grandes quantidades desta iguaria.

O bacalhau não é português, mas é como se fosse, a história diz-nos que já se consome cá desde o sec. XIV. Mas, foi no séc XV, que durante as viagens das descobertas e motivados por encontrar produtos que resistissem as longas travessias marítimas, que os nossos navegadores, encontraram, o peixe ideal nos mares setentrionais do atlântico. Foram os pioneiros na pesca do bacalhau na terranova (Canadá).

Inicialmente a técnica da salga, foi trazida e aprendida com os bascos que conheciam o sal e realizavam o comércio do bacalhau curado, salgado e seco.  A Salga além de garantir a sua perfeita conservação mantinha todos os nutrientes e apurava o paladar.

Hoje em dia, Portugal, exporta o bacalhau para todo o mundo, nas mais diversas formas, salgado seco, demolhado, congelado, etc...

Em Ilhavo podem visitar o Aquario dos Bacalhaus, do MMI https://museumaritimo.cm-ilhavo.pt/pages/28, inaugurado em janeiro de 2013, consiste numa atraente exposição de património biológico dedicado à espécieGadus morhua, o bacalhau do Atlântico

O bacalhau é considerado um peixe magro, e de fácil digestão, pode ser confeccionado de forma saudável, é o fiel amigo da cozinha portuguesa e existe 1001 maneiras de confeccionar. 

Existem vários pratos típicos confeccionados no país inteiro, outros confeccionados mais regionais, usado como entrada, em sopa, ficam aqui alguns mais conhecidos:

  • Bacalhau à Brás
  • Bacalhau assado no forno
  • Bacalhau com natas
  • Bacalhau à Gomes de Sá
  • Bacalhau à Lagareiro
  • Bacalhau à Braga ou à Minhota
  • Bolhinhos de Bacalhau

Como é habitual partilhamos uma receita, sabendo que em Portugal, quase toda a gente conhece e sabe fazer varias receitas de bacalhau: 

Bacalhau com Natas: https://www.youtube.com/watch?v=oTnzYgZviZU

Leave your comment