Cozinha do Mundo – Cabo Verde

CACHUPA

A cachupa (ou catchupa na língua crioula), é dos pratos mais conhecidos de Cabo Verde fora do seu território.

O seu surgimento remonta ao inicio do séc. XVII, na altura do cultivo do milho, tendo sido levado para as outras ilhas durante o seu repovoamento. Até aos finais do séc. XX, era o prato do quotidiano das famílias pobres do arquipélago, quer no espaço rural, quer no espaço urbano.

Os ingredientes básicos são o milho, variedade de feijões, gordura de porco, carne ou peixe, e as vezes vegetais, por isso dizer-se que a descoberta do Brasil foi importante para a confecção deste prato, porque o ingrediente base - o milho - foi trazido pelos navegadores Portugueses para o arquipélago. 

Existem duas variedades de Cachupa:

- a pobre (milho e feijão, refogados em banha de porco);

- a rica (ao preparado anterior, juntam-se as carnes - porto, vaca e frango - e, atum). Nas zonas costeiras, o atum é praticamente obrigatário. 

A chachupa, em Cabo Verde, é preferencialmente consumido ao Jantar, hora em que a família está reunida, havendo ainda quem a coma, refogada, ao pequeno-almoço (no dia seguinte), acompanhada de ovo frito ou peixe frito.

Se quiser experimentar no conforto do seu lar, mais um prato da "Cozinha do Mundo", deixamos aqui um video de como o preparar.


Bom apetite.

Leave your comment