Carnaval ou Entrudo?

Carnaval ou Entrudo?

Ambas significam o mesmo, anunciam um único periodo: o que vai deste o domingo da septuagesima até 4ª feira de cinzas, dando inicio à quaresma.

A palavra "Entrudo", tem origem no latim "Introitus", significa entrada, e, evoca a vertente religiosa desta festa de origem pagã.

A palavra "Carnaval", deriva da palavra do latim " carnem levare" que significa "adeus carne", por isso, o Carnaval ser celebrado no periodo anterior à quaresma, onde tradicionalmente os atólicos se abstêm de comer carne.

É nas zonas rurais de Portugal, que o Entrudo, com raizes mais populares e tradicioanis, tem vindo a despertar mais curiosidade e a ganhar expressão desde a alguns anos, como é o caso dos Caretos de Podence, elevados  em 2019 a Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Conheça aqui, algumas dessas tradições:

1. Caretos de Podence

De chocalhos à cintura e vara na mão, os caretos têm o diabo no corpo. Correm, saltam, dançam, perseguem as raparigas solteiras, intimidam visitantes. A brincar a brincar, este Carnaval recicla tradições e enche de orgulho o povo da aldeia de Podence."

https://ensina.rtp.pt/artigo/caretos-de-carnaval/

2. Caretos de Lazarim

Os caretos usam mascaras de madeira de amieiro, esculpidas sobre forma de fisionomias zoomorficas. O ponto alto, aconteçe na 3ª feira gorda, com a leitura publica dos testamentos da "comadre" e do "compadre", onde são enumeradas as verdades guardadas durante o ano

https://ensina.rtp.pt/artigo/mascaras-revelam-tradicoes-transmontanas/

3. Carnaval Cabanas de Viriato

Celebrado na 3ª feira gorda, o Carnaval de Cabanas de Viriato remonta ao século XIX, quando um grupo de teatro encheu as ruas de actores que percorreram a vila ao som de uma valsa em contradança. Assim surgiu a famosa "dança dos cus", pares divididos em duas filas que ao terceiro compasso da música viram-se para o centro e chocam os traseiros. 

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/carnaval-em-cabanas-de-viriato/

Conheçe outras tradições carnavalescas em Portugal, partilhe connosco aqui nos comentários!!

É Carnaval ninguém leva a mal :D

Deixe o seu comentário