Bragança e Mirandela

Mirandela, localiza-se em Trás-os-Montes, nas margens do rio Tua. Tem apostado no turismo e muitos são os que viajam atraídos pela beleza das suas paisagens e natureza, classificada pela UNESCO como Património da Humanidade.

Ao chegar a Mirandela há dois aspetos que sobressaem, o rio, com o famoso espelho de água e o repuxo, e, os cuidados jardins nas margens do rio e espalhados pela cidade, é por essa razão que Mirandela é conhecida como Cidade jardim.

Em Mirandela destacamos, a Ponte Velha, construída no sec. XVI e transformada em ponte pedonal, a Porta de Santo António ou Arco Medieval, testemunhos de uma antiga muralha, o Largo do Toural, bairro São Miguel e de Santa Luzia, o Palácio dos Távoras, que atualmente é a Câmara Municipal de Mirandela. E, finalmente o Parque Império, um jardim grande, com uma fonte, estatuas e um anfiteatro.

No Verão há a possibilidade de conhecer a cidade a bordo do Comboio Turístico.

 

Bragança é uma antiga cidade no extremo nordeste de Portugal e cujo castelo mantém ainda um núcleo urbano medieval dentro das muralhas, facilmente percorrido a pé. Entrando na cidade amuralhada pela Porta da vila, encontramos o Pelourinho, que lembra as origens celtas da região, na Torre de Menagem, temos o Museu Militar e conta também a história do castelo. Aqui encontramos ainda a Igreja de Santa Maria e a Domus Municipalis (exemplar da arquitetura civil romântica).

Fora das muralhas, encontramos a Sé Catedral, a Igreja de São Vicente, a Capela da Misericórdia, o Museu Abade de Baçal (instalado no antigo espaço episcopal) e o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais.

Na zona de Bragança há ainda o Parque Natural de Montesinho, onde se pode visitar as aldeias comunitárias de Guadramil e Rio de Onor

 

 

Deje su comentario