Bebidas do Mundo - Escócia

WHISKY

Whisky ou Uísque, a bebida nacional da Escócia, cuidadosamente trabalhada em todo o país há séculos. Hoje em dia existem mais de 100 destilarias ainda a funcionar, cada uma produzindo uísque de uma maneira única. Vamos descobrir um pouco mais sobre os diferentes tipos de desta bebida dourada, e que se bebe "on the rocks" (com pedras de gelo) ou "cowboy" (sem aditivos, puro).

A arte de destilar o uísque começou como uma maneira de consumir a cevada encharcada de chuva. Diz-se que foram os monges que trouxeram destilação junto com o cristianismo nos séculos IV e V. A primeira gravação oficial da destilação remonta a 1494, quando o frei John Cor, da Abadia de Lindores, em Fife, recebeu a atorização do rei de fazer o acqua vitae, latim para 'água da vida'. Conta a tradição que essa solicitação resultou do primeiro contato do rei com a "aqua vitae" na ilha de Islay um ano antes,  onde teria estado em campanha. Verdade ou mentira, trata-se da primeira menção escrita da destilação daquilo que muito mais tarde veio a ser chamado de Scotch Whisky.

Existem três tipos diferentes de Uísque escocês: uísque de malte , uísque de grãos e uísque misto. Mas o que os distingue?

Uísque de malte: é feito com cevada maltada, água e fermento. O líquido é destilado em enormes alambiques de cobre e é amadurecido em barris de uísque por um período mínimo de três anos. O whisky de malte único é produzido em uma destilaria, enquanto o Uísque de malte misturado é o produto de duas ou mais destilarias.

Uísque de grão: o uísque de grão é feito de maneira bem diferente. A cevada maltada é misturada com a cevada não maltada  e outros cereais (como milho e trigo) antes que toda a mistura seja combinada com água e levedura. O líquido resultante é destilado em coluna alta, que parece muito diferente d tradicional alambique mais espírito com uma força muito maior.

Uísque misto ou blended: O Uísque misturado envolve um processo intrincado de misturar diferentes maltes (de 15 a 50) com whisky de grãos. É um processo complexo - os uísques de diferentes destilarias têm personagens próprios e nem sempre se misturam alegremente  com outros - é por isso que a arte da mistura é tão hábil e as receitas são um segredo bem guardado. Muitos uísques misturados agora são nomes conhecidos, incluindo Bells, Dewars, Whyte & Mackay, Johnnie Walker e The Famous Grouse.

Apesar de consumido e produzido em várias partes do mundo, é o whisky escocês o de maior fama e credibilidade. A força e a tradição da Escócia na produção de Whisky é tão grande que só se pode colocar no rótulo a denominação Scotch quando a bebida é fabricada exclusivamente no país.

Existem varias rotas para visitar as destilarias que estão dispersas por toda a Escocia, estas sao as destilarias mais conhecidas:

  • The Macallan, Speyside
  • Glenfiddich, Speyside
  • Laphroaig, Islay
  • Lagavulin, Islay
  • Glenkinchie, Lowland
  • Auchentoshan, Lowland
  • Highland Park, Highland
  • Old Pulteney, Highland
  • Talisker, Highland
  • Springbank, Campbeltown

TOURS DE UÍSQUE
Há muitos passeios fantásticos de uísque, para desfrutar, cada um oferecendo oportunidades para aprender sobre o espirito da produção. No Tour vai ouvir as pessoas por trás do uísque, descobrir a arte de construir o barril e conhecer como os destiladores mestres produzem o sabor com perfeição absoluta. Cada uísque é único. Existem várias maneiras de aprender sobre o uísque em passeios personalizados de acordo com seus interesses, incluindo:

  • Passeios regionais e experiências personalizadas com tema o uísque
  • Cruzeiros com tema o uísque
  • Golfe, castelos e história escocesa com tema o uísque
Deixe o seu comentário