Bebidas do Mundo - Caraíbas

RUM

A história do rum, a bebida que nos chega Caraíbas.

O rum destilado é feito a partir de matéria obtida durante a produção de açúcar — como a espuma resultante da fervura do caldo da cana-de-açúcar e o melaço, que surge na fase de cristalização. Nos princípios do século XVI surgiu o primeiro rum destilado a partir da cana-de-açúcar.

Existem várias histórias e lendas sobre o rum que envolvem os piratas da época. O hábito de adicionar limão ao rum vem do tempo dos Descobrimentos e era uma forma de evitar o escorbuto nas tripulações. No entanto, não demorou muito até que beber rum se tornasse um prazer e não uma medida de prevenção contra doenças. Alguns "experts" na matéria defendem que a palavra rum deriva de Rumbullion ou Rumbustion. Expressões usadas, na gíria, pelos ingleses para descrever os excessos provocados pelos bêbados. Outros afirmam que a palavra rum tem origem latina, saccharum (açúcar).

No século XVII, o rum era já muito conhecido, sendo considerado como uma bebida medicinal que curava todas as doenças e expulsava os "demónios" do corpo. Em 1775 o rum era a bebida mais vendida na América, o consumo anual per capita era de aproximadamente 18 litros. O rum, resultante dos canaviais das colônias inglesas na América; onde na nessa época, a espuma e o melaço eram descartados, até que se constatou que misturados com água, fermentavam. Para se chegar à bebida,foi  um passo. Estes Países das Caribas — Martinica, Cuba, Trinidad e Tobago, Jamaica, Barbados, Porto Rico, Cuba… –, criaram as suas marcas e produzem a maior parte do Rum, mas também o México; Bolívia; Rússia e Espanha.

Tipos de Rum

  • Rum ligeiramente encorpado: É seco e leve em aroma. Apresenta-se incolor na versão White Label e dourado escuro na Gold Label. Este tipo de rum é mais pesado e mais doce. Produz-se principalmente na Venezuela, Cuba, México e Puerto Rico;
  • Rum mais encorpado: É um rum escuro. Tem um bouquet acre, corpo e aroma. É originário da Jamaica, Demerara (Guiana Britânica), Martinica, Trinidad e Barbados;
  • Rum altamente aromático: Butativa Arak.Na produção deste rum juntam-se bagos de arroz vermelho ao melaço. Produz-se na Indonésia (área de Java) e é enviado para a Holanda e Suécia onde é engarrafado e utilizado no fabrico do famoso Ponche sueco;
  • Rum naval ou Navy Rum: O Navy Rum faz parte dos tipos mais encorpados, produz-se na Guiana e Trinidad. É misturado (blended) na ilha de l'Ortola (Ilhas Virgens Britânicas). Este tipo de rum é o mais usado para fazer o famoso Grog, especialmente pelos chamados "Lobos do Mar".

As marcas mais conhecidas de RUM:

  • Montila, marca que nasceu em Espanha mas pertence à francesa Pernod Ricard;
  • Bacardi, é a que tem mais tradição, existe desde 1862. A marca foi criada em Santiago de Cuba por um imigrante catalão, Facundo Bacardi Massó, que desmontou sua destilaria e se mandou para Porto Rico quando Fidel Castro tomou o poder na ilha, em 1959. De lá, continuou a crescer;
  • Havana Club, mantida desde 1934 pelo cubano Jose Arechabala, em vez de fugir, foi transformada em ícone nacional e passou a ser produzida sob chancela do governo de Fidel. Até que em 1994, a mesma Pernod Ricard do Montila se associou ao ditador. Em associação, os franceses e o governo cubano criaram a Havana Club International para exportar o produto para o mundo todo — menos para os Estados Unidos, que não queriam saber de negócio com comunista, nem tendo francês como intermediário.

Quando passar pelas Caraíbas pode visitar algumas destas fabricas:

  • San Juan de Porto Rico: Excursão de degustação de rum na Casa Bacardí;
  • Em Cuba:  Fabrica de Rum em Pinar del Rio, Cuba;
  • Barbados: Mount Gay Visitor Centre.

 


As bebidas mais conhecidas feitas com Rum, como prepará-las:

Daiquiri

Ingredientes:

70 ml de Rum
Sumo de 1/2 limão
20 ml de xarope de açúcar

Modo de Preparo: Coloque pedras de gelo na coqueteleira. Esprema o limão, adicione o rum e depois o xarope. Bata a vontade e sirva em taça.

Mojito

Ingredientes:

60 mL Rum (preferencialmente envelhecido)
20 mL sumo de limão tahiti
20 mL xarope simples
20 mL água com gás
12 folhas de hortelã

Modo de Preparo: Decore com uma fatia de limão e ramo de hortelã.

Piña Colada

Ingredientes

60 ml de Rum
90 mL de sumo de abacaxi
15 ml de sumo de limão tahiti
30 ml de leite de coco
1 xícara de chá de gelo moído

Modo de Preparo: Numa taça longa, coloque o gelo. Junte o rum, o suco de abacaxi, o suco de limão e o leite de coco. Mexa com o canudo. Sirva com fatias de abacaxi.

Cuba Libre

Ingredientes

60 ml de Rum
15 ml de sumo de limão tahiti
150 ml de refrigerante de cola

Modo de Preparo: Num copo longo, coloque pedras de gelo. Acrescente o rum, o refrigerante e o limão. Sirva com rodelas de limão no copo.

 

Leave your comment