Alto Altentejo, Marvão e Castelo de Vide

Marvão é uma vila fortificada, no norte do Alentejo e em pelo Parque Natural da Serra de São Mamede. Vila pitoresca de ruas estreitas e recantos únicos, pelourinho de estilo manuelino, janelas de estilo gótico, casas caiadas e varandas de ferro forjado.

Devido à sua localização, no cimo da montanha, Marvão domina a paisagem, com uma extraordinária vista sobre toda a área. No cimo da Vila, fica o Castelo de Marvão, onde pode visitar a Torre de Menagem (com vistas de 360 graus).

Em Marvão, pode ainda visitar a Porta de Rodão, A Igreja de Santa Maria, a Igreja do Espírito Santo, a Igreja do Calvário e o Museu Municipal.

 

De Marvão, passamos a Castelo de Vide, no alto da montanha, onde se destaca Castelo, rodeado pela encosta por um casario branco, com as suas ruas íngremes e estreitas, que charme mente o transportam para a época medieval. Aqui pode-se encontrar uma das melhor preservadas judiarias de Portugal.

Castelo de Vide sempre foi conhecida pelas suas riquezas naturais nomeadamente pelas termas, cuja água tem propriedades terapêuticas. Pode encontrar várias fontes sendo a Fonte da Vila e a Fonte da Mealhada as mais conhecidas. Além do Castelo e da zona da Judiaria, podemos visitar a Igreja Matriz, a Sinagoga, as Portas Ogivais e as Muralhas.

Leave your comment